Aprendendo a saborear um bom vinho
Para você entender como funciona e quais itens valorizar, preparamos um pequeno guia para nortear suas primeiras degustações. Confira abaixo:
1) Preste atenção na cor
Segure o copo na frente de um fundo branco, pode ser um guardanapo ou uma toalha de mesa, e preste atenção na coloração da bebida. Ela pode variar de acordo com a idade, a variedade e o tempo de envelhecimento no barril. Vinhos brancos devem ter colorações como o amarelo-esverdeado claro, o dourado ou o amarronzado. Tintos devem ter as cores magenta, roxo, rubi, vermelho, berinjela, laranja, vermelho amarronzado e marrom – sendo essa última exclusiva de alguns tipos específicos, como o Madeira.
2) Agite o copo formando uma espiral
Isso vai arear a bebida e soltar substâncias químicas que, combinadas com o oxigênio, fazem aflorar o aroma do vinho, chamado de bouquet.
3) Perceba o aroma
Se o aroma é limpo e fresco, passe para a fase de degustação propriamente dita. Se o vinho está com cheiro similar ao vinagre, ou com um odor de queimado, pode não estar apropriado para consumo. O aroma deve ser fiel ao das variedades de uva, de notas de outras frutas (como pêssego, amora, banana, ameixa, cereja) e até de outros aromas (baunilha, tabaco). Ele também varia com os tipos de vinho: os tintos tem notas de flores e frutas vermelhas, enquanto os brancos podem ter notas de frutas cítricas e flores brancas.
4) Sinta o sabor
Tome um gole generoso e sinta-o com todas as partes da língua. Isso é importante porque cada parte percebe um tipo de sabor. Tente perceber os adocicados, ácidos e amadeirados que compõem a bebida. Esses gostos podem variar de acordo com o envelhecimento do vinho.
5) Depois de engolir
Agora que você já cheirou e degustou, perceba o gosto que ficou na boca. Se ele se prolongar e, mesmo assim, continuar prazeroso, com todos os sabores se complementando, é um sinal de que o vinho é de boa qualidade. Uma boa parte do gosto também depende da temperatura na qual ele fo servido.
Uma dica para os iniciantes é começar pelos brancos. É mais fácil identificar a variedade de sabores e de aromas nesse tipo de vinho.
Agora que você já sabe o básico, é só praticar. Não se esqueça de contar para gente como foram suas primeiras experiências.
0 comentários:
Postar um comentário