Vinhos para aproveitar os dias quentes
Os dias estão ficando mais ensolarados e quentes. Com a chegada do calor, os cafés, chás e capuccinos, ficam um pouco de lado e a preferência vai para as bebidas geladas ou frias. Muita gente prefere se refrescar com uma caipirinha ou uma cerveja. Mas o que as pessoas às vezes não sabem é que existe outra opção ótima para os meses de calor: o vinho.
As variedades de branco, rosés e espumantes são as melhores escolhas. Como são servidos resfriados, eles servem como a bebida principal para almoços ou jantares de verão, na varanda ou no espaço gourmet. Seu teor alcoólico também é menor do que do tinto seco, um tipo mais indicado para o inverno ou outono.
Existem muitas diferenças entre esses três tipos. Entenda as diferenças e acerte na escolha que vai agradar mais o seu paladar:
- Brancos secos: são produzidos a partir de uvas brancas. Algumas variedades tem poucos aromas e sabores, enquanto outras tem um fundo mais frutado. Devem ser servidos frescos e são ótimos acompanhamentos para peixes e frutos do mar, comidas orientais, frangos e queijos leves.
- Brancos doces: o sabor adocicado provém das próprias uvas usadas na sua produção. O branco doce mais famoso vem de Bordeaux, região da França, e é excelente para acompanhar sobremesas. Doces com morangos, bolos e panetones são parceiros perfeitos desse tipo de vinho.
- Rosés: são os vinhos de coloração mais clara, que variam do alaranjado para o roxo. Elas nascem graças a um processo de retirada da casca da uva durante a fabricação. Os rosés originais são franceses, mas outras regiões do mundo também o produzem. É um vinho coringa, que harmoniza com quase todos os alimentos e pode ser servido tanto no prato principal quanto na sobremesa.
- Espumantes: é o tipo que borbulha quando servido, como uma champagne. Podem ser feitos com uvas roxas ou verdes, dependendo da região, e sua coloração varia da mais clara para a mais escura. Apesar de ser o favorito para festas, também é ótimo para refeições com filé mignon, salmão ou massas.
Na hora de apreciar esses sabores, fique atento para que a bebida não gele demais. Isso pode alterar seu sabor. A temperatura ideal para servir os brancos é de 6º a 8º. Os rosés precisam ser levados à mesa em uma temperatura de 7º a 10º e os espumantes de 6º a 9º. Com a Adega Climatizada Elettromec para 15 garrafas é possível controlar a temperatura e conservar seus vinhos com muita elegância.
Agora que você já sabe a diferença entre os vários tipos de vinho, escolha seu preferido e desfrute dos dias de sol que estão por vir.
0 comentários:
Postar um comentário